[Latest News][6]

ações e fundos imobiliários
Amazon
AppleTV+
BBB
Cinema e TV
concursos
criptomoedas
Disney Plus
Filmes
fofocas da tv
Ganhar dinheiro
Globoplay
HBO GO
jogos de hoje
maracujá
Natal
noticias
noticias pets
novidades
NYT
ofertas
pavê
Pegadinhas Silvio Santos
podcast
receitas
reveja os lance de futebol
series
shorts
sobremesa
Telecineplay
TRAILERS
tudo sobre celular
UFC

Anúncios

Intel não usará litografia 20A nos processadores "Arrow Lake" e pode contratar TSMC

 A Intel confirmou, em meio à estreia de sua nova geração de chips para notebooks com IA, que não utilizará a litografia 20A para fabricar sua linha de processadores “Arrow Lake”. Em vez disso, a empresa focará no desenvolvimento da tecnologia 18A, que deve chegar ao mercado em 2025 como uma grande evolução do Intel 3.

A decisão parece não significar, necessariamente, que os novos processadores para desktops da empresa sofrerão atraso. A gigante de hardware afirma que a família “Arrow Lake” será construída principalmente usando “parceiros externos”, embora o processo de empacotamento continue a cargo da Intel Foundry.

Cronograma previa fabricação de chips com Intel 20A já em 2024 (Imagem: Intel)

Com a declaração, a Intel parece sinalizar um possível acordo com a TSMC para a fabricação da linha “Arrow Lake”. Cabe lembrar que a gigante taiwanesa é quem está por trás da fundição dos processadores Core Ultra de 2ª geração, que já estão disponíveis em vários notebooks da ASUS, Lenovo, Samsung e outras marcas.

Fontes da indústria já haviam comentado sobre a possibilidade de "abandono" da tecnologia 20A, apontando para um eventual negócio com a TSMC, que forneceria seu processo de 3 nanômetros para produzir a futura geração de chips para desktops da Intel.

“A jornada para o Intel 18A foi construída sobre as bases estabelecidas pelo Intel 20A”, segundo a Intel. “Isso nos permitiu explorar e refinar novas técnicas, materiais e arquiteturas de transistores que são cruciais para o avanço da Lei de Moore.”

O 20A seria o primeiro processo da Intel a combinar as tecnologias PowerVia e RibbonFET, recursos que pareciam dar à sua fundição uma vantagem sobre as litografias concorrentes da TSMC, que ainda sequer passou a utilizar a arquitetura Gate-All-Around (GAA). Além disso, seria a primeira litografia da “era Angstrom” da Intel.

Agora, espera-se que a primeira litografia com essas tecnologias seja a Intel 18A, que pode fazer sua estreia com o lançamento da família “Panther Lake”, também composta por processadores para notebooks, que chegará em 2025.

REnda Mais Digital Top 'Se-Escreva

Siga nosso canal no Youtube rendamaisdigitaltop postamos videos diariamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search