Oppo fecha negócio de desenvolvimento de chips em meio a crise de semicondutores
Oppo fecha negócio de desenvolvimento de chips em meio a crise de semicondutores
Com as sanções que restringem a exportação de chips avançados usando tecnologia de origem americana, é cada vez mais difícil para as empresas chinesas encontrarem fabricantes para seus projetos
A Oppo, uma das maiores marcas chinesas de celulares, fechou sua subsidiária de desenvolvimento de chips, a Zeku, segundo fontes internas da empresa. O motivo da decisão são as "incertezas da economia global e do mercado de smartphones", segundo a empresa.
A Zeku foi criada em 2019 para projetar chips que pudessem ser usados em produtos Oppo, semelhante ao que a rival Huawei já havia feito com sua subsidiária HiSilicon. No entanto, o fechamento da Zeku ocorre em meio a um ambiente difícil para as empresas de chips sem fabricação na China, onde a aquisição de chips foi prejudicada pelo aumento das restrições de exportação dos Estados Unidos visando semicondutores avançados.
A Oppo desenvolveu coprocessadores internos, processadores de sinal de imagem, modems e chips de gerenciamento de energia e áudio. A Oppo teria investido mais de US$ 1,4 bilhão em seu negócio de desenvolvimento de chips.
Com as sanções que restringem a exportação de chips avançados usando tecnologia de origem americana, é cada vez mais difícil para as empresas chinesas encontrarem fabricantes para seus projetos.
A Oppo não foi especificamente visada pelos Estados Unidos, mas as atualizações nos controles de exportação do país, em outubro do ano passado, efetivamente proíbem a exportação para a China de quaisquer chips ou equipamentos de fabricação de chips suficientemente avançados sem aprovação explícita.
A Oppo apresentou seu primeiro processador de sinal de imagem próprio, o MariSilicon X, em dezembro de 2021, fabricado pela TSMC usando sua litografia de 6 nanômetros (abaixo do limite de 14nm das sanções de Washington). O desempenho de áudio Bluetooth foi o foco do segundo chip interno da empresa, lançado no final de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário