[Latest News][6]

ações e fundos imobiliários
Amazon
AppleTV+
BBB
Cinema e TV
concursos
criptomoedas
Disney Plus
Filmes
fofocas da tv
Ganhar dinheiro
Globoplay
HBO GO
jogos de hoje
noticias
noticias pets
novidades
ofertas
Pegadinhas Silvio Santos
podcast
receitas
reveja os lance de futebol
series
shorts
Telecineplay
TRAILERS
tudo sobre celular
UFC

Anúncios ADS

Anúncios

Golpe usa contas invadidas no Instagram para enganar vítimas com anúncios falsos | Detetive TC

 

Golpe usa contas invadidas no Instagram para enganar vítimas com anúncios falsos | Detetive TC


Golpe usa contas invadidas no Instagram para enganar vítimas com anúncios falsos | Detetive TC


Você já chegou a passar pelos Stories no seu Instagram e ver perfis de amigos vendendo produtos a preços mais baixos que o mercado? Saiba que essas contas podem ter sido invadidas por cibercriminosos, os quais as exploram para enganar usuários com anúncios falsos.

veja também :

ROBÔ Afiliado AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS

Netflix anuncia estreia da 2ª temporada de Bridgerton

Robô Pipoco Do Trovão Download? Tem no Google Drive ou Torrent

Robô de Pix quero ganhar pix em sorteio

Agênciagram - Seguidores no Instagram


O Detetive TC investigou como isso ocorre e quais são as medidas que você pode tomar para recuperar a sua conta – caso tenha sido vítima – ou se prevenir contra esse tipo de golpe – se não for afetado.

Caso real
 

A publicitária Elida Silva teve sua conta invadida no dia 23 de dezembro de 2021. Por “sorte”, estava vendo Stories quando tudo aconteceu. Apareceu a mensagem “Você foi desconectado. Entre novamente”, a qual fez a jovem identificar o que tinha ocorrido. Na hora, foi conectar novamente a conta, mas já apareceu como “senha inválida”.

Na sequência, tentou várias vezes recuperar a conta, mas os criminosos haviam alterado os métodos de recuperação das configurações – e-mail e telefone. Diante disso, o caminho foi avisar seus amigos por outras plataformas para não caírem em golpes e denunciarem o Instagram invadido.

 

“Eu tentei milhares de vezes recuperar e não conseguia de jeito nenhum. Eles de alguma forma mudaram o e-mail e telefone de recuperação de senha. Quando eu solicitava o link de recuperação, não ia para o meu e-mail, e sim para o deles.”


Elida Silva

Publicitária

Com o acesso ao perfil dela, os criminosos publicaram que um suposto amigo iria viajar para fora do Brasil e estava vendendo alguns itens, tudo a preços muito baratos, com foto de loja.

Felizmente, apesar de ter recebido mensagens de contatos interessados, todos foram confirmar com Elida pelo WhatsApp ou no Facebook e não chegaram a cair no golpe. Pelas mensagens trocadas com os criminosos, foi possível saber que eles informavam contas diferentes – provenientes de bancos digitais em nomes de pessoas distintas – e pediam PIX aos amigos dela, como pagamento pela “venda”.

A origem da invasão não foi identificada pela vítima, mas há suspeitas de uma rede Wi-Fi pública, na qual seu celular entrou rapidamente no mesmo dia do ocorrido. Contudo, e-mails anteriores já indicavam tentativas de login sem sucesso em seu Instagram.

O que dizem as políticas do Instagram?
 

Os Termos de Uso do Instagram são bem claros quanto às práticas ilegais registradas por esses casos citados. Na seção de “Seus compromissos”, dentro do tópico de “Como você não pode usar o Instagram”, há as indicações de que não é possível se passar por outras pessoas ou fornecer informações imprecisas.

Além disso, é proibido “fazer algo ilícito, enganoso, fraudulento ou com finalidade ilegal ou não autorizada”. Isso significa que a invasão caracteriza uma ilegalidade, enquanto se passar por alguém diferente se enquadra em outra.

Para tentar conter uma conta invadida, a rede social fornece opção de denúncia. Ao entrar no perfil hackeado, você pode ir no seguinte caminho: menu com três pontinhos, no canto superior direito > Denunciar... > Denunciar conta > Está fingindo ser outra pessoa > selecione quem a pessoa com posse da conta se passa e toque em Enviar denúncia.

Apesar de existir essa possibilidade, nem sempre o Instagram consegue detectar a violação ou mesmo dar um retorno ao autor da denúncia.

Caminho para recuperar a conta
 

Apesar de os amigos terem efetuado várias denúncias, o Instagram não derrubou a conta invadida de Elida, nem deu um retorno positivo quanto às queixas. O caminho usado, então, para recuperar seu perfil foi outro.

A dica para ter seu acesso de volta veio de uma amiga, que mostrou um post da Polícia Civil de São Paulo. A publicitária já havia registrado Boletim de Ocorrência online, com atualizações sempre que surgia um fato novo. Com a dica da publicação, foi possível ter seu acesso de volta

O passo a passo consiste em fazer logoff de todas as contas no aplicativo do Instagram, inserir o seu nome de usuário da conta hackeada e selecionar a opção “Esqueceu a senha?”. Na sequência, vá no item “Precisa de mais ajuda?”, verifique se reconhece trecho do e-mail ou do telefone vinculados. Se sim, toque em “Enviar código de segurança”.

Caso já tenha alterado as suas informações de recuperação, vá na alternativa “Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone”, escolha “Minha conta foi invadida” e vá em “Avançar”.

Na sequência, assinale o item “Sim, eu tenho uma foto na minha conta”, passe para a próxima tela, insira o seu e-mail legítimo e toque em “Enviar”. Na caixa de entrada, chegará um código de confirmação, com o qual liberará a gravação de uma selfie de vídeo, para ajudar na recuperação da conta.

Por último, após a avaliação da plataforma, você receberá um link para recuperação da conta no seu e-mail.

Como se proteger?
 

Há uma série de dicas para manter o acesso às suas redes sociais protegido de cibercriminosos. Uma delas consiste na ativação da autenticação de dois fatores. Ela cria uma camada adicional de proteção, o que dificulta a entrada de terceiros no seu perfil.

Outra maneira consiste em preferir o uso de aplicativos autenticadores, os quais realizam o duplo fator de autenticação – como o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator – sem precisar expor e-mails ou números de telefone – os quais não devem ficar públicos em sua conta.

Além disso, vale a dica de nunca passar códigos de confirmação a desconhecidos ou abrir links de origem suspeita – seja por envio via e-mail ou em mensagens SMS.


REnda Mais Digital Top 'Se-Escreva

Siga nosso canal no Youtube rendamaisdigitaltop postamos videos diariamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search

ações e fundos imobiliários Amazon AppleTV+ BBB Cinema e TV concursos criptomoedas Disney Plus Filmes fofocas da tv Ganhar dinheiro Globoplay HBO GO jogos de hoje noticias noticias pets novidades ofertas Pegadinhas Silvio Santos podcast receitas reveja os lance de futebol series shorts Telecineplay TRAILERS tudo sobre celular UFC